[atualização: Algumas das minhas fotos aéreas de estádios, inclusive do Maracanã, podem ser compradas na Fotospot, como parte Box Autorais Aéreas do Brasil]
Para quê imaginar se a gente pode ver agora qual é a cara dos estádios da Copa do Mundo 2014?
Ver de cima é outra coisa. O Maracanã eu já tinha mostrado para vocês, mas o Mané Garrincha, de Belo Horizonte, e o Estádio Nacional, que fica em Brasília, são as novidades desse post. Com as reformas, as arenas não estão apenas com uma nova aparência, mas com a infra-estrutura revisitada para sediar o evento mais esperado do ano.
Post atualizado em 18/02/2014: para ver fotos aéreas do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, clique aqui.
As fotos que compõem o post também foram adicionadas ao banco de imagens do Fotografias Aéreas e podem ser adquiridas clicando aqui ou fazendo a busca no site pelas palavras-chave “estádio de futebol“.
Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro
O Maracanã há muito já deixou de ser o maior estádio do mundo, mas continua sendo o maior do Brasil. Além disso, no dia 13 de julho ele também recebe pela segunda vez uma final de Copa – posto que até então só o Azteca, do México, tinha ocupado.
O protagonista da Copa tem capacidade para 73.531 espectadores e, segundo o site da FIFA, seu projeto de reforma incluiu a demolição total do anel inferior para a construção de uma nova arquibancada, a maximização das rampas monumentais, a substituição dos assentos e a instalação de uma nova cobertura. A fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanece intacta.



Estádio Mineirão – Belo Horizonte
O nome oficial é Estádio Governador Magalhães Pinto, mas quase todos o conhecem como “o Mineirão”. A arena fica localizada no bairro da Pampulha e sua reforma, também segundo o site da FIFA (de onde foram extraídos todos os dados sobre os estádios, aliás), incluiu o rebaixamento do campo, melhorias na acessibilidade e no aproveitamento da água.



Estádio Nacional – Brasília
A arena, que já foi utilizada na abertura da Copa das Confederações, foi totalmente reformulada e reinaugurada para receber as sete partidas da Copa do Mundo. A demolição da antiga estrutura deu lugar a uma nova fachada com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para uma melhor visualização das partidas.
Na foto abaixo, vocês podem ver que o projeto ainda está em andamento, mas já chegando à fase final:

Lembrando, ainda, que o primeiro jogo da Copa começa no dia 12 de junho. :)