Para quem não vive em São Paulo, provavelmente Paraisópolis ficou conhecida apenas agora, por conta da novela da Globo, I Love Paraisópolis. A comunidade existe desde a década de 1950, embora, segundo a Wikipédia, o bairro já exista desde a década de 1920:
O bairro de Paraisópolis originou-se de um loteamento destinado à construção de residências para a classe alta realizado em 1921 , resultado da divisão da antiga Fazenda do Morumbi em 2.200 lotes com quadras regulares de 10m x 50m e ruas de 10m de largura. A partir da década de 1950 iniciou-se a invasão dos terrenos, na época não-habitados e de caráter semi-rural, por famílias de baixa renda, em sua maioria migrantes nordestinos, atraídos pelo emprego na construção civil.
Devido ao descaso público e a dificuldade da regularização dos terrenos, em 1970 já residiam irregularmente 20 mil habitantes. E ao mesmo tempo novos bairros nobres e seus condomínios luxuosos eram criados ao redor das áreas de invasão, que eram muitas vezes construídos utilizando a mão de obra dos próprios moradores de Paraisópolis.
É difícil, para quem não conhece a região, ter uma idéia do tamanho da comunidade, uma das maiores da cidade. Mesmo agora, com a novela, muitas vezes não se tem a noção exata. Por isso, reuní algumas fotos feitas na região, mostrando a comunidade e o entorno, incluindo os prédios de alta classe do Morumbi. Confira abaixo.