Historicamente, as fotos aéreas foram feitas principalmente a partir de aviões, balões e helicópteros. Este último meio sempre se destacou por permitir ao fotógrafo mais versatilidade e controle em suas fotografias aéreas.
Nos últimos anos, o intenso e veloz desenvolvimento da tecnologia fez com que os veículos aéreos não-tripulados (VANT ou UAV – Unmanned Aerial Vehicle, em inglês), mais conhecidos como Drones, se tornassem uma opção interessante para fotógrafos e videomakers, permitindo criar imagens aéreas com mais agilidade.
Mas isto não significa que chegou a hora de aposentar o helicóptero para fazer fotos, vídeos e filmagens aéreas. Na verdade, existem vantagens e desvantagens em usar cada um deles, e ao mesmo tempo que há situações que só podem ser resolvidas por um ou por outro, em muitos casos, é possível usar os dois para obter resultados incríveis.
Na imagem abaixo, você pode ver um guia, comparando as características drones e helicópteros para filmagens e fotos aéreas. Clique na imagem para abrir em tamanho maior.

Importante: por questões de segurança e em cumprimento à regras da ANAC, em aéreas urbanas ou próximo a aeroportos, voamos apenas em helicópteros.
Para receber novos guias ou saber de novidades, deixe o seu e-mail no formulário abaixo.
Vantagens de Helicóptero
+ Tripulado, permite melhor direção de cena
+ grande capacidade de carga
+ maior versatilidade de câmeras e lentes
+ agilidade e estabilidade em alturas maiores
Desvantagens de Helicóptero
– Voos de baixa altitude são restritos em vários locais
Vantagens de Drones
+ Agilidade em baixa altitude, permite tomadas e ângulos impossíveis com helicópteros
+ Menos Barulhentos
Desvantagens de Drones
– baixa capacidade de carga e autonomia de voo
– mais suscestível ao vento e outros elementos do ambiente